O QUE SÃO CLÁUSULAS PENAIS E COMO ELAS PROTEGEM O SEU NEGÓCIO?
- Ferranti Bianchini Advocacia

- 5 de fev.
- 2 min de leitura
Quando você assina um contrato, seja com fornecedores, clientes ou parceiros, é natural querer que tudo ocorra conforme o combinado.
Porém, você já pensou o que acontece se algo der errado? Se o outro lado não cumprir com a sua parte no acordo?
É aí que entram as cláusulas penais, uma ferramenta essencial para garantir a segurança de todos os envolvidos em uma negociação.
Mas o que é uma cláusula penal?
Clausula penal nada mais é do que uma multa que uma das partes do contrato deve pagar para a outra, caso não cumpra com o que foi combinado no contrato.
Um exemplo prático: se você firmar um contrato adquirindo um serviço ou um produto específico, e a outra parte não efetuar a entrega dentro do prazo estipulado, a cláusula penal é que vai estabelecer o valor que a parte terá que pagar por não cumprir com o prazo combinado.
Porque as cláusulas penais são importantes?
A presença de uma cláusula penal serve como um incentivo para o cumprimento do contrato. Quando uma parte sabe que o não cumprimento terá consequências financeiras, é mais provável que ela se dedique a cumprir suas obrigações.
Também proporciona maior segurança jurídica para as partes, pois, se alguém não cumprir com o que foi combinado, haverá possibilidade de cobrar uma compensação financeira, para amenizar eventuais prejuízos.
Como funciona a cláusula penal?
A cláusula penal pode ser configurada de diferentes formas, dependendo do tipo de contrato, do valor envolvido e do risco do negócio.
Negociações cujo risco é maior, certamente terão cláusulas penais com valores mais expressivos.
No geral, a cláusula penal pode ser fixada por meio de uma simples multa por descumprimento. Por exemplo, se um fornecedor não entregar o produto dentro do prazo, poderá haver uma multa de 10% do valor total do contrato. Se o contrato for de R$ 10.000,00, a penalidade será de R$ 1.000,00 pela falha cometida.
Em casos mais graves, o descumprimento pode resultar no cancelamento do contrato, com a cláusula penal determinando o valor a ser pago pela rescisão.
Proteja seu negócio com cláusulas penais
Se você está firmando contratos, incluir uma cláusula penal é a maneira mais eficaz de proteger seus interesses e garantir o compromisso das partes envolvidas.
As cláusulas penais atuam como uma rede de segurança, evitando prejuízos causados por falhas de terceiros.
Além disso, um contrato bem redigido e com cláusulas claras previne disputas judiciais e mantém relações comerciais saudáveis.
Morgana Pelicioli
OAB/RS 129.521
Instagram @morganapelicioli.adv





Comentários