Golpe do cartão de crédito: como funciona e como se proteger
- Ferranti Bianchini Advocacia

- 3 de mar.
- 2 min de leitura
Nos últimos anos, um dos golpes mais comuns envolve falsas compras no cartão de crédito. Criminosos entram em contato com a vítima por telefone, fingindo ser do banco, para obter seus dados e causar prejuízos financeiros. Esses golpes estão cada vez mais sofisticados e muitas pessoas acabam caindo por não saberem identificar os sinais de fraude.
Entenda como funciona o golpe:
Os golpistas entram em contato, geralmente por ligação telefônica, se passando por funcionários do banco ou operadoras de cartão. Eles comunicam que foi identificada uma compra em seu cartão de crédito, em um determinado valor, e questionam se você reconhece a transação.
O titular do cartão, geralmente apavorado com a notícia, informa que não efetivou a compra. A partir daí, aplicam diferentes estratégias para enganar a vítima.
Em uma das táticas mais recorrentes, o golpista informa que a vítima receberá uma mensagem via SMS ou WhatsApp, contendo um link, o qual deve ser acessado para que a suposta compra possa ser cancelada.
No entanto, ao clicar no link, costumeiramente são solicitadas informações pessoais, como CPF, número do cartão de crédito, código de segurança do cartão e até mesmo senhas. Ao informar esses dados, a compra efetivamente é efetuada no cartão da vítima, a qual não receberá nada em troca, apenas o prejuízo financeiro em sua conta bancária.
Como se proteger desse golpe?
Desconfie de ligações inesperadas do banco: instituições financeiras não ligam pedindo senhas ou códigos de segurança.
Nunca forneça seus dados pessoais por telefone ou em links suspeitos: se receber uma ligação suspeita, desligue e entre em contato diretamente com o número oficial do banco. Nunca forneça informações sem antes conferir se está falando com o contato oficial da instituição financeira.
Evite clicar em links recebidos por SMS ou WhatsApp: sempre verifique a autenticidade da mensagem acessando o site oficial da instituição e jamais forneça dados pessoais, especialmente senhas e código de segurança, em links recebidos.
Por fim, a dica mais importante: antes de confiar nas ligações que recebe, confira no aplicativo do seu banco se há alguma informação sobre eventuais transações. Geralmente a instituição financeira não detectou nenhuma compra, mas quando você fornece senhas e códigos de segurança, é aí que o valor será efetivamente descontado da sua conta ou do limite do seu cartão de crédito.
O que fazer se você cair no golpe?
Caso perceba que foi vítima desse golpe, siga os seguintes passos imediatamente:
Entre em contato com seu banco e solicite o cancelamento do cartão.
Registre um boletim de ocorrência na delegacia ou pela internet.
Acompanhe seu extrato bancário e, caso haja movimentações indevidas, peça o estorno.
Consulte um advogado para avaliar a possibilidade de reembolso e indenização.
A informação é a melhor forma de prevenção! Fique atento e compartilhe este alerta com amigos e familiares.
Morgana Pelicioli
OAB/RS 129.521
@morganapelicioli.adv.





Comentários