ANPP: Uma alternativa ao processo penal
- Ferranti Bianchini Advocacia

- 27 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
O Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) é uma solução prevista em lei que pode evitar a abertura de um processo criminal. Disponível para crimes sem violência ou grave ameaça, com pena mínima de até quatro anos, o ANPP permite que a pessoa investigada e o Ministério Público cheguem a um acordo, com medidas como a reparação do dano, o pagamento de multa ou a prestação de serviços à comunidade.
Mas será que é sempre vantagem firmar um ANPP? Na maioria dos casos, o acordo é sim uma alternativa vantajosa, pois resolve a situação de forma mais ágil e evita o desgaste de um processo penal. Contudo, não se trata de uma regra geral. Para que o ANPP seja válido, é indispensável que o investigado confesse a prática do crime pelo qual está sendo investigado. Embora essa confissão só possa ser utilizada na esfera penal em caso de descumprimento do acordo, ela pode ter reflexos em outras esferas, como em uma eventual ação indenizatória.
Por isso, cada caso precisa ser analisado detidamente. É essencial levar em consideração as particularidades da situação e avaliar o que está disponível para formular uma defesa, caso o processo criminal venha a ser inevitável. Compreender todos os aspectos do ANPP é fundamental para decidir de forma segura e estratégica.





Comentários