PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO? Programar-se com antecedência é o melhor caminho.
- Ferranti Bianchini Advocacia
- 12 de fev.
- 2 min de leitura

Uma pesquisa do Serasa deste ano (2025) revelou que 60% dos brasileiros que responderam à entrevista começaram a se planejar para a aposentadoria apenas cinco anos antes. Além disso, 37% dos aposentados ou prestes a se aposentar declararam que não se planejaram financeiramente. Ainda, 53% dos aposentados precisaram continuar trabalhando após se aposentar, para complementar a renda.
A verdade é que a maioria das pessoas deixa para se preocupar com isso apenas quando vai solicitar a aposentadoria junto ao INSS, mas a verdade é que quanto o planejamento acontecer, mais tranquilo poderá ser o futuro financeiro.
O planejamento previdenciário é um Parecer Jurídico baseado em um estudo técnico detalhado e serve para:
Fazer uma análise do histórico contributivo: são levantadas e estudadas todas as contribuições feitas ao INSS, com verificação de documentos e dados que constam no sistema. Também é feita a identificação de períodos de contribuição que possam estar irregulares ou não computados.
Concluir qual o melhor tipo de aposentadoria para cada caso: com avaliação das diferentes regras de aposentadoria (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras), é possível realizar o cálculo da melhor forma de se aposentar considerando as regras vigentes da Previdência Social.
Correção de possíveis irregularidades: se existirem erros no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é possível pedir as devidas correções e a inclusão de períodos trabalhados sem registro no sistema.
Projeção de valores e datas de aposentadoria: com a simulação do valor do benefício, feito de acordo com as contribuições e regras atuais, chega-se a uma data estimada, que será o momento ideal de solicitar a aposentadoria.
Estratégias para aumentar o valor da aposentadoria: através da complementação de contribuições retroativas, se viável, faz-se também um planejamento de contribuições futuras para obter um benefício maior no momento da solicitação da aposentadoria.
Com isso, o objetivo é entender todas as possibilidades, de posse das informações corretas, visando tomar decisões inteligentes e estratégicas no presente, para obter a melhor aposentadoria no futuro.
Excelente conteúdo! Planejar a aposentadoria é muito importante.