top of page

O que fazer se eu receber um e-mail dizendo que vou perder minha marca?

Tem sido cada vez mais comum o recebimento de e-mails afirmando que você pode perder a sua marca e que para evitar isso você deve pagar o boleto que vai anexo.


Esses e-mails podem ser duas coisas:

  • Golpe

  • Abordagem comercial


O golpe ocorre quando não há nenhuma movimentação em um pedido de registro já feito por você ou alguém de sua confiança e mesmo assim existe o envio de um boleto que não irá ajudar ou movimentar nada no seu pedido.


A abordagem comercial ocorre quando a empresa que envia o e-mail até existe e de fato trabalha com registro de marca, mas que opta por assustar, através de e-mails sem explicação e não solicitados, afirmando que você irá perder sua marca.


Para saber se de fato a informação recebida é verdadeira, é importante avaliar os seguintes pontos:

  • Você tem um pedido de registro em andamento? Se sim, entre em contato com quem encaminhou ele para confirmar a informação

  • Se sua marca já está registrada, não existem taxas de manutenção cobradas pelo INPI

  • O INPI nunca enviará e-mails não solicitados

  • Os valores dos boletos são os valores praticados pelo INPI em suas taxas? Você pode conferir em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/tabelas-de-retribuicao/tabela-marcas.pdf


Apesar de o registro de marca não exigir acompanhamento de advogado ou qualquer outro tipo de empresa, o ideal é contar com alguém que conheça o funcionamento do INPI e possa lhe auxiliar quando receber e-mails não solicitados e que lhe comunique, passo a passo, o andamento do seu pedido de registro de marca.


A proteção da marca é essencial para segurança e tranquilidade e permite o crescimento exponencial de sua empresa.



Comments


bottom of page