O que fazer se eu receber um e-mail dizendo que vou perder minha marca?
- Ferranti e Bianchini
- 26 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Tem sido cada vez mais comum o recebimento de e-mails afirmando que você pode perder a sua marca e que para evitar isso você deve pagar o boleto que vai anexo.
Esses e-mails podem ser duas coisas:
Golpe
Abordagem comercial
O golpe ocorre quando não há nenhuma movimentação em um pedido de registro já feito por você ou alguém de sua confiança e mesmo assim existe o envio de um boleto que não irá ajudar ou movimentar nada no seu pedido.
A abordagem comercial ocorre quando a empresa que envia o e-mail até existe e de fato trabalha com registro de marca, mas que opta por assustar, através de e-mails sem explicação e não solicitados, afirmando que você irá perder sua marca.
Para saber se de fato a informação recebida é verdadeira, é importante avaliar os seguintes pontos:
Você tem um pedido de registro em andamento? Se sim, entre em contato com quem encaminhou ele para confirmar a informação
Se sua marca já está registrada, não existem taxas de manutenção cobradas pelo INPI
O INPI nunca enviará e-mails não solicitados
Os valores dos boletos são os valores praticados pelo INPI em suas taxas? Você pode conferir em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/tabelas-de-retribuicao/tabela-marcas.pdf
Apesar de o registro de marca não exigir acompanhamento de advogado ou qualquer outro tipo de empresa, o ideal é contar com alguém que conheça o funcionamento do INPI e possa lhe auxiliar quando receber e-mails não solicitados e que lhe comunique, passo a passo, o andamento do seu pedido de registro de marca.
A proteção da marca é essencial para segurança e tranquilidade e permite o crescimento exponencial de sua empresa.
Artigo por Caroline Andréia Klein
Instagram: @carolineandreia_klein
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